domingo, 14 abril 2024 - 5:22
spot_img

Rede aldeia de rádios FM terá novas emissoras e TV Aldeia voltará digital, prevê Secom

“A iniciativa faz parte do esforço do governo e da determinação do governador Gladson Cameli de possibilitar o acesso à informação para todos os habitantes do Estado”, afirmou Nayara Lessa.

Em reunião em Brasília, Nayara Lessa e Ricardo França alinham estratégias para melhoria do sistema público de comunicação. Foto: Dilma Tavares

Hoje, explicou a secretária, o Estado conta com emissoras de rádio em sete municípios, alcançando 75,3% da população. Para atender os 25% restantes, o projeto prevê a instalação de rádios em mais sete: Porto Walter, Santa Rosa, Marechal Taumaturgo, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Senador Guiomard. “Com isso alcançaremos mais de 115,8 mil pessoas, além de todas as comunidades ribeirinhas, isoladas e indígenas”, reforçou a secretária.

A busca deste objetivo é realizada junto com a Secretaria de Relações Federativas do Estado (Serf), que atua em Brasília. “Nosso papel é orientar, buscar recursos e demais apoios em Brasília, para que os órgãos do governo possam desenvolver as ações e prestar os serviços que a população precisa. É o caso do serviço de rádio, essencial na nossa região para levar informação e orientação especialmente para as comunidades mais distantes e isoladas”, explicou o titular da secretaria, Ricardo França.

Televisão

Além das rádios, o governo também vem buscando apoio do Ministério das Comunicações para reativar o sinal da TV Aldeia, que tem licença para operar em todos os municípios acreanos, mas está fora de operação pelo não atendimento do prazo de mudança do sinal analógico para o digital, que era até 2018, antes da primeira gestão do atual governo do Estado, conforme explicou a secretária de Comunicação.

A expectativa é de que o pedido seja atendido por meio do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações, que visa a conclusão do processo de digitalização das emissoras com sinal de televisão analógica terrestre no país, conforme adiantou, em fevereiro, o secretário de Comunicação Social Eletrônica do ministério, Wilson Diniz.

Avanços

Com a iniciativa o governo visa avançar nas melhorias promovidas no sistema público de comunicação do Estado e que incluem estruturas e equipamentos de rádios na capital e interior.

Balanço da Secretaria de Comunicação do Estado aponta, por exemplo, melhorias abrangendo desde reformas prediais à novos equipamentos, realizados na primeira gestão do atual governo do Estado.

A Rádio Difusora Acreana, por exemplo, que muitas vezes ficava fora do ar por queima de antigos equipamentos, ganhou reforma do Parque de Transmissão, incluindo um transmissor transistorizado, mais moderno e com maior potência, além de melhorias das estruturas prediais.

Também houve melhorias em emissoras como a Rádio Aldeia e as difusoras de Sena Madureira, Tarauacá e Feijó, que também receberam transmissores modernos.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO