sábado, 25 maio 2024 - 3:01
spot_img

Trabalho dos agentes de endemias reduz em 1/3 índice de dengue em Rio Branco

  

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira (18), na Associação dos Servidores Municipais de Rio Branco (Assemurb), uma reunião com os agentes de combate às endemias da capital, para agradecer o empenho durante a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Os esforços das equipes ajudaram na queda significativa dos índices de casos de dengue na capital. Na ocasião, a Divisão de Controle de Endemias do municipio apresentou o 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), apontando 6% de infestação, 1/3 menor em comparação ao do passado, que apresentou 9%.

“São homens e mulheres que estão diariamente nas ruas, de casa em casa, verificando e combatendo focos do mosquito. Por isso, o prefeito Tião Bocalom, acompanhado do secretário municipal da Casa Civil (SMCC), Valtim José, fez questão de parabenizá-los pelo compromisso firmado com a população rio-branquense” declarou a chefe da Divisão de Controle de Endemias, Eliana Pereira .

“Se dedicaram mesmo! Foram para as ruas, entraram na casa dos moradores, conversaram e orientaram, para que pudéssemos ter essa redução. E agora, é continuar esse trabalho para diminuir, cada dia mais, essas doenças que são transmitidas pelo mosquito”, declarou a chefe da Divisão de Controle de Endemias, Eliana Pereira.

“Mesmo comemorando a redução em comparação ao ano passado, não podemos baixar a guarda e devemos continuar com o mesmo nível de investimento por parte da prefeitura, da secretaria e no convite à população para que colabore conosco”, disse Eliana.

A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, explicou que a parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), no sentido da limpeza de Rio Branco, foi uma grande aliada para que não houvesse surto e nem epidemia de dengue durante esse período.

“Quero agradecer ao secretário Joabe Lira, responsável pela SMCCI, pois essa parceria de limpar a cidade e os quintais é fundamental, já que a população muitas vezes acumula algumas coisas em seus quintais e acaba contribuindo para os criadouros”, enfatizou a secretária.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO