sábado, 22 junho 2024
spot_img

O ABACAXI MURCHOU – Cafezim do Bruzugú

tbbruzugu@gmail.com

 

Na terra do abacaxi gigante o trem azedou para o MDB. A  pré-candidatura do ex-prefeito de Tarauacá Vando Torquato está descartada. Vando responde  processos que o impedem de ser candidato. Está inelegível.

 

UM NOME QUE CRESCE

O empresário Zé Filho é pré-candidato a prefeito em Tarauacá pelo Republicanos. Apesar de aspirante na política,  é um nome respeitado e que deve chegar próximo das eleições com chances reais de vitória.

 

ALIANÇA DE PESO EM TARAUACÁ

O Republicanos conta com o apoio do União Brasil e Solidariedade. Recentemente abriu conversas com o MDB. Wagner Sales, o Leão do Juruá já sinalizou ser simpático a candidatura do Zé Filho. Seria uma super aliança com quatro grandes partidos.

 

REQUISITADO

O pré-candidato Marcus Alexandre do MDB tem sido requisitado para comparecer aos lançamentos das pré-candidaturas do partido nos municípios.  Os postulantes a prefeitos , não abrem mão da sua presença. Marcus há tempos já ultrapassou os limites de Rio Branco.

 

PREVISÃO DAS URNAS

É cedo pra prever o resultado da sucessão municipal de Rio Branco? Nem tanto. Vejamos o quadro: 1°- o atual prefeito Bocalom, cresceu na última pesquisa, porém não tirou votos do seu principal adversário que se manteve na casa dos 50%. Pior ainda, manteve um alto índice de rejeição. 2°- o candidato do governador continua apático.  Não tem carisma para uma candidatura a cargo majoritário. E aí nem um trator D8 tem força pra empurrar. 3° O candidato Jarude, é um franco atirador e vai usar a eleição pra catapultar o nome para federal ou senado.

 

O BURACO É MAIS EMBAIXO

Numa eleição majoritária, ter o apoio de uma prefeitura ou governo só, não basta. Ambas podem eleger vários deputados e vereadores, porém,  o eleitor não abre mão de votar no seu prefeito,  governador ou presidente da república. Quando uma onda pega  num candidato,  fica impossível reverter o quadro.

 

TÁ DEVAGAR

Na terra da caxinguba, a política tá minguada. Xapuri tinha sempre umas disputas bem acirradas. Tá devagar. Quem sabe, de repente,  depois do dia do Santo Padroeiro,  a política pegue no tranco.

 

PLANO DE GOVERNO

Conversei com o ex deputado João Correia, coordenador dos grupos de trabalhos que vão elaborar o plano de governo.  Segundo o ex deputado,  o Marcus Alexandre não abre mão,  o plano vai direcionar toda gestão municipal.  Não será um plano vazio,  somente pra cumprir a legislação e entregar para o TRE.

 

MOVIMENTAÇÃO INUSITADA

É comum que o candidato melhor colocado nas pesquisas seja paquerado por um número maior de partidos.  Em Rio Branco,  tem sido o contrário,  já que o governo e a prefeitura tem candidatos e cargos para oferecer. Porém em caso de vitória o candidato Chame Chame terá mais liberdade para montar as suas equipes em todos os níveis.

 

TÁ AMARRADO SENHOR

O pecuarista Neném Junqueira,  um direitista juramentado , porém, hoje muito assíduo nos bate papos dos cabeças brancas do MDB.  Tá inserido em várias coligações com a esquerda , tanto em Rio Branco como no interior.  Quando perguntado se virou esquerdista,  ele responde de pronto: “ tá amarrado em nome de Jesus”

 

BOA ENTREVISTA

Quem participou de uma entrevista com o Astério Moreira,  foi o chanceler João Correia. E pela milésima vez , perguntaram sobre a ida do chame chame para o MDB.  Correia foi enfático e cirúrgico: “Astério,  o Marcus passou 1 ano sem partido,  durante esse período foi procurado por praticamente todos os partidos,  inclusive os de extrema direita.  Somente depois veio a sua adesão ao MDB.

 

ENTRE TAPAS

Qual candidato a prefeito em sã consciência,  vai procurar trêta com o governador? Sim, só podia ser ele. O teimoso, o truculento,  o imitador.  Ele mesmo, Sir Bocalon. Que de Sir não tem nada.

 

ESQUECERAM DE MIM

Sim, é isso ‘mêrmo’.  Foram todos e eu fiquei. É oque diz o último censo. 70 mil acreanos picaram a mula e foram embora. Eu não acreditei nesse dado. Foi quando minha esposa me disse: “ quantas pessoas tu conheces que foi embora? Eu contei 35. E ela: “ pois faça a mesma pergunta pra qualquer pessoa”. Depois disso eu passei a achar até pouco. E vocês???

 

CRICA O INCENDIÁRIO

Um dos melhores amigos do meu saudoso pai, foi o Lula Jorge, o querido Crica. Papai, certamente vai vir puxar o pé do Crica durante a noite, por ele ter fomentando a discórdia.

 

FALANDO SÉRIO

Brincadeiras à parte, eu quero agradecer a Deus, pelo blog ter alcançado um número de leitores considerável em tão pouco tempo. Tenho recebido com humildade e gratidão,  as mensagens de apoio e parabéns.  

 

As opiniões do colunista não representam, necessariamente, a opinião do acrejornal.com.br

 

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO